quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cada um com o seu cada um





Antes quando íamos comprar um aparelho celular a primeira coisa que vinha na cabeça era: Qual o melhor? Depois surgiu o insuperável  iPhone, ai ficava fácil escolher não é mesmo? nada disso, logo depois para confundir ainda mais as nossas escolhas o Google cria o Sistema Operacional Android que é utilizado principalmente por grandes marcas como:  Motorola e Samsung. 
E agora? iOS ou Android. Cada um com o seu cada um. O iQlegal preparou um post pra você explicando os principais pontos entre iOS e o robozinho verde Android. É só você curtir.



Sistema Operacional: Apple

No mercado desde 2007, o iOS ainda leva vantagem sobre o Android na maioria dos quesitos, especialmente se levar em conta a versão 5 do sistema operacional da Apple. Com atrativos como o armazenamento de arquivos em nuvem, pelo iCloud, e o assistente com comando por voz, Siri (disponível no iPhone 4S), o sistema ainda está um passo a frente do Android.

A velocidade de reconhecimento dos comandos e a navegabilidade também ganham pontos positivos no iOS, enquanto o Android, apesar de claramente evoluir entre uma versão e outra, ainda tem dificuldades para se nivelar com o sistema da Apple. A interface do iOS e a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo ainda são melhores que as oferecidas no Android.


Disponibilidade de Aplicativos: Apple

Uma das coisas mais importantes a se avaliar antes de comprar um smartphone é o número de aplicativos, gratuitos ou não, disponíveis para ele. Afinal, são eles que farão do seu celular uma peça multimídia útil para diversas funcionalidades ou não. E nesse quesito, tanto iPhones como dispositivos Android estão muito bem equipados.

É bem verdade que a AppStore e o iTunes ainda têm bem mais opções do que o Android Market, mas a tendência é que as produtoras de apps já atentem para o crescimento do sistema operacional do Google no mercado (nos EUA, por exemplo, ele já é o mais presente em smartphones) e comecem a desenvolver novos conteúdos para, obviamente, conquistar mais pessoas.

Além disso, a empresa lançou recentemente o Google Music, que atuará como um concorrente pesado do iTunes. No entanto, não há como negar que a Apple ainda ganhe a liderança neste quesito. Mas isso pode mudar muito em breve, claro.

Transferência de Arquivos: Google

Um dos motivos de maior reclamação dos usuários do iPhone é a transferência de arquivos. Necessitar de um intermediário - no caso, o iTunes - para passar suas músicas ao smartphone, por exemplo, é um fator negativo. Enquanto isso, no Android, basta clicar e arrastar os arquivos que você deseja para a pasta do celular, como se fosse um pen-drive.

Esta pode não ser uma característica que vá mudar a escolha de um usuário, mas a praticidade oferecida pelo software do Google merece um ponto positivo por tornar uma das tarefas mais legais do usuário do smartphone, que é armazenar diversos arquivos em seu celular, muito mais fácil que o seu concorrente.

Personalização: Google

De um lado, exclusividade. Do outro, liberdade. Talvez, se fosse necessário resumir o confronto entre iPhone e Android, esta seria uma boa maneira. O primeiro é um 'Bloco do Eu Sozinho', com características únicas, sistema operacional somente para ele e detalhes interessantes, como layout interno padrão. O segundo, não.

O Android é um sistema operacional feito para diversas marcas, como HTC, Motorola, Samsung, etc. Ele é feito sob a tutela do open-source, o que permite que qualquer um modifique, seja o usuário ou companhias. Na prática, é possível personalizar (quase) tudo no Android.

Com isso, este é mais um ponto positivo a favor do sistema operacional do Google. Liberdade para criar, personalizar e deixar seu smartphone com a sua cara, para alguns, é fundamental.


Segurança: Empate Técnico

A questão da personalização, de fato, dá pontos positivos ao Android. No entanto, é preciso ter cuidado onde se toca. Como em toda iniciativa open-source, também há chances de se contrair arquivos que podem ser prejudiciais ao seu aparelho. Há até pesquisas que tratam o software como seguro, mas com ressalvas. O iPhone, no entanto, também não fica muito diferente disso.

Um bom exemplo é um relatório feito pela Symantec, criadora do Norton Antivírus, que garante que o iPhone oferece completa proteção contra os mais diversos tipos de malware, mas somente tem avaliação “moderada” em isolar apps e prevenir o abuso de recursos. Além disso, a AppStore pode até estar livre de malwares, mas muitos usuários optam pelo jailbreak (desbloquear) o aparelho, e assim ficam muito mais expostos a pragas virtuais.

Enquanto isso, os dispositivos Android ainda não estão tão avançados neste quesito, especialmente por não oferecerem checagem de proveniência dos aplicativos e não ter um sistema de codificação e proteção de informações. No próprio Android Market, dependendo do tipo de aplicativo que você baixar, de fontes inseguras, você pode estar expondo seus dados a terceiros sem saber.

Vencedor: Apple, mas...

Comparar um celular a uma variedade imensa de aparelhos não é uma tarefa fácil. O iPhone não tem somente um concorrente, mas sim um grande número de smartphones rivais com o sistema operacional Android instalado. Ainda assim, ele consegue fazer bonito e coloca a maior parte destes aparelhos no bolso. Mas há ressalvas a se fazer.

O crescimento do Android no mercado, é claro, é influenciado pelo fato de ele estar em muito mais aparelhos do que o iOS, não é à toa. Ele não cresce apenas pela variedade de smartphones, mas sim pelo fato de o serviço oferecido pelo Google estar melhorando a cada dia.

Neste momento, o iPhone ainda é melhor. Em um futuro próximo, não se sabe. O próprio Google tem planos ambiciosos para este mercado. Quer um exemplo? A Google vai comprar a Motorola para, quem sabe, ele mesmo produzir seus celulares (o que pode acontecer a partir de 2012). Será que a companhia de Mountain View não está, por exemplo, guardando seu melhor para a hora certa? E não podemos esquecer que a nova versão 4.0 do Android, codenome 'ICS' (Ice Cream Sandwich) está chegando com o novo Galaxy Nexus. A união desse novo software totalmente renovado com o hardware da família Nexus vai deixar muitos donos de iPhone de queixo caído.

Portanto, se você deseja comprar um smartphone agora, o melhor ainda é iPhone. Porém, se você estiver com pouco dinheiro ou gosta mais da liberdade do Android, pode ficar tranquilo. Um bom aparelho com Android não ficará tão atrás assim do seu grande concorrente.


..:Fonte: Tech Tudo

Nenhum comentário: